quarta-feira, dezembro 16, 2009

Demônio 3: a hermenêutica do Dragão - Série Os 7 Demônios da Pós-Modernidade



No capítulo de abertura de seu inflamado discurso aos Coríntios, Paulo debocha dos sábios, autodenominados filósofos, de seus dias. O que será que ele escreveria hoje em dia se ainda estivesse vivo? Será que diria que a pós-modernidade é só mais uma filosofia pretenciosa, fadada ao depósito de lixo da história?

Contudo, não é fácil definir a pós-modernidade, porque ela muda as regras da hermenêutica, mas mantém a Bíblia. Muitos pastores pós-modernos mantêm a Bíblia, mas a reduzem a uma história sem qualquer autoridade sobre nós, sentindo-se livres para brincar com a interpretação e o significado de alguns textos em particular. Eles não crêem numa interpretação verdadeira, singular, mas acreditam que, em última análise, o intérprete tenha autoridade sobre o texto e, portanto, possa usá-lo como lhe apraz, ao invés de ter que submeter-se a ele.

Apesar de parecer uma novidade, essa jogada é tão velha quanto Éden. Satanás usou essa tática primeiramente com Adão e Eva, e mais tarde para tentar Jesus, ao manipular a Palavra de Deus, alterando seu significado. As gerações anteriores tiveram que lutar com a questão da inerrância das Escrituras. Atualmente, a luta é com a questão da autoridade e significado das Escrituras. Certamente, os exemplos mais impressionantes que já vi disso são a da reinterpretação das Escrituras, para parecer que Maria Madalena era casada com Jesus, e de um amigo que ganha a vida como proferssor de interpretação bíblica num seminário, mas troca de esposas como quem troca de meias.

Enquanto praticarmos reformissão entre as culturas da terra, não devemos esquecer que as Escrituras se referem a si mesmas como uma espada, e que o nosso inimigo, o Dragão, continuamente procura nos perfurar com essa espada, como fez com nossos primeiros pais.

Trecho extraído do livro Reformissão, por Mark Driscoll

4 comentários:

  1. "E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei." Lucas 16.17

    Que a Palavra do SENHOR permaneça intocável!

    ResponderExcluir
  2. Engraçado que hoje em dia se você diz que alguem falou certa coisa e a pessoa pensa que você subverteu o que ela disse, logo logo cai o processo judicial na sua muleira!
    Agora com a Bília! "Ahhh aí pode! Posso pegar a bíblia e fazer ela dizer o que eu quiser! É uma questão de interpretação!"
    Dois pesos... duas medidas...

    ResponderExcluir
  3. Triste realidade Raul. Esse é apenas o 3º demônio. Imagine o que vem por ai!

    ResponderExcluir
  4. Graça e Paz da parte de Cristo!
    Jesus nós adivertiu, sobre os falsos mestres, e nos deixou a incumbencia de irmos e expulsarmos demonios, curar os enfermos e anunciarmos o Reino de Deus! O Ap. Paulo nos adivertiu, sobre a lei e a Graça, sobre a sã doutrina, e João no Apocalipice nos revelou sobre o dragão e a mulher, o fim está próximo, o anti-Cristo a besta o falso profeta estão chegando e como temos reagido sobre estas coisa, lembre-se que a nossa luta não é contra a carne e sangue e sim contra principados, potestades os dominadores do mundo tenebroso. Vamos examinar as escrituras com carinho, conferindo coisas espirituais com espirituais, par permanecermos na única verdsade que liberta Jesus Cristo o fim da lei, o messias que em breve ha de voutar!
    Deus abençoe a todos!
    www.carlosdecristo.xpg.com.br

    ResponderExcluir

Contribua, comente, opine, discorde, argumente!
Não sou dono da verdade, Jesus é a própria Verdade! Na maioria das vezes são textos e vídeos para reflexão. Todo o conteúdo, obrigatoriamente precisa ser firmado na Palavra. Tudo aqui é para a Honra e Glória dEle!
Deus abençoe você leitor!

ShareThis

Ratings

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails