quarta-feira, dezembro 30, 2009

Crentes imaturos, haja paciência!



Fim de mais um ano. Um ano longo, afinal, passamos por tantas coisas. Algumas coisas que ficaram pra trás, outras nem tanto. Filas imensas, congestionamentos caóticos, gente pra tudo quanto é lado. Haja paciência!

Nos últimos meses tenho percebido o esgotamento de algumas pessoas. Muitos cristãos, daqueles que dedicam seu tempo para Deus, em defender a fé, em exortar, em denunciar, em pregar e ensinar, muitos pastores e líderes que definitivamente estão sinalizando que, além do ano, suas baterias também estão acabando.

Pude também perceber que um dos principais motivos para tanto esgotamento, esse que por sua vez beira ao desanimo, é sem dúvida a imaturidade de alguns. Se há algo que aos poucos vai minando qualquer relacionamento, dos profundos até os não tão profundos assim, é sem dúvida a imaturidade. Se há um desequilíbrio na relação, em que se envolva a questão da maturidade, é fato, um dos lados ficará automaticamente sobrecarregado.

Infelizmente essa é uma realidade em nossos relacionamentos, e que atinge, inclusive, grande parte da igreja evangélica brasileira. Cristãos mais maduros precisam aturar os mais imaturos.

Porém, isso não é novo, e tão pouco exclusividade nossa.

Paulo em sua primeira carta aos Coríntios diz o seguinte:

“E eu, irmãos não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a criancinhas em Cristo.” (1Co 3.1)

Chamando os irmãos em Cristo de criancinhas, Paulo estava claramente falando de maturidade.

Podemos listar aqui as principais causas ou conseqüências da falta de maturidade:

1- Crentes imaturos não conseguem compreender claramente as coisas espirituais.

“Leite vos dei por alimento, e não comida sólida, porque não a podíeis suportar; nem ainda agora podeis; porquanto ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja e contendas, não sois porventura carnais, e não estais andando segundo os homens? “ (1 Co 3.2-3)

Ao contrário de Paulo, vemos a imaturidade reinando em diversas igrejas, porque, o leite que é oferecido aos crentes é um leite desnatado, aguado, sem as substâncias essenciais da verdade que alimentam e fazem a criança crescer e estar pronta para maturidade.

2 – Crentes imaturos se acham sabichões.

“Ninguém se engane a si mesmo; se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para se tornar sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia; e outra vez: O Senhor conhece as cogitações dos sábios, que são vãs.” (1 Co 3.18-20)

E como é penoso para os cristãos mais maduros lidarem com os crentes que sabem tudo, porém, sabedoria que vem do mundo, dos livros de auto-ajuda, da filosofia, do conhecimento acadêmico.

3 – Crentes imaturos são egoístas e egocêntricos.

“Portanto ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso; seja Paulo, ou Apolo, ou Cefas; seja o mundo, ou a vida, ou a morte; sejam as coisas presentes, ou as vindouras, tudo é vosso, e vós de Cristo, e Cristo de Deus. “ (1 Co 3.21-23)

Geralmente vemos crentes possuidores e donos de ministérios, donos de igreja, donos de denominações, desses que se ofendem se alguém “se mete” no seu mundinho onde até agora reina sozinho. Isso se dá pela falta de entendimento e discernimento de que tudo é de Deus, inclusive a igreja.

Aos crentes imaturos, que muito provavelmente não se identificarão com essas palavras, salvo pelo poder do Espírito Santo, “deixem, pois, toda a malícia, todo o engano, e fingimentos, e invejas, e toda a maledicência, desejai como meninos recém-nascidos, o puro leite espiritual, a fim de por ele crescerdes para a salvação, se é que já provastes que o Senhor é bom; “ (1 Pe 2.103)

Aos crentes mais maduros, e que estejam porventura sobrecarregados, “rejeita as questões tolas e desassisadas, sabendo que geram contendas; e ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser brando para com todos, apto para ensinar, paciente; corrigindo com mansidão os que resistem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, e que se desprendam dos laços do Diabo (por quem haviam sido presos), para cumprirem a vontade de Deus.” (2 Tim 2.23-26)

“Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom procedimento as suas obras em mansidão de sabedoria.” (Tiago 3.13)

Pense nisso!

5 comentários:

  1. Infelizmente falta muita maturidade mesmo. Igrejas cheias de "crianças adultas" não são novidade. Crentes maduros estão cada vez mais em falta!

    Um abraço!!

    André Sanchez
    http://esbocandoideias.com

    ResponderExcluir
  2. A palavra é essa mesmo: paciência!

    ResponderExcluir
  3. Quando há imaturidade num relacionamento de um cristão, o seu companheiro (Jesus) fica sobrecarregado.

    Pior do que um irmão sobrecarregado, é Jesus sobrecarregado!

    Glória a Deus pelo post!

    ResponderExcluir
  4. O interessante é que quando uma criança chega aos 5 anos de idade e ainda não se relaciona com a sociedade de maneira natural, ou seja, não fala, ou não anda, ou não fica sentada, ou não pode comer sozinha, chamamos essa criança de 'problemática', 'especial', e alguns ainda dirão que é retardada.

    Quando olhamos para muitos crentes dentro das igrejas que agem com dificuldades de relacionamentos, fruto de suas limitações no que se refere ao seu desenvolvimento espiritual, deveríamos vê-los como??

    A única resposta que me vem à mente é: CRENTES RETARDADOS!

    ResponderExcluir
  5. Entendo que esses crentes infantis, devem os líderes cuidar, pastorear, educar essas crianças.
    E não vem com o papo de que não tem jeito se não fosse assim Deus não deixaria sua palavra; e o que está acontecendo é que muitos pastores estão deixando a simples e pura palavra de Deus de lado e fazendo conforme suas vontades.
    Acredito na Palavra porque um dia qualque um que postou aqui, não se considera menino (eu acho), ´eporque a Palavra de Deus deu o crescimento sadio e maduro necessário pra cada um.
    Voltemos a Palavra de Deus urgente!!!
    PAz.

    ResponderExcluir

Contribua, comente, opine, discorde, argumente!
Não sou dono da verdade, Jesus é a própria Verdade! Na maioria das vezes são textos e vídeos para reflexão. Todo o conteúdo, obrigatoriamente precisa ser firmado na Palavra. Tudo aqui é para a Honra e Glória dEle!
Deus abençoe você leitor!

ShareThis

Ratings

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails