terça-feira, outubro 19, 2010

10 Mentiras sobre Deus - Sexta Mentira: Deus não é responsável pelos desastres da natureza



SEXTA MENTIRA: DEUS NÃO É RESPONSÁVEL PELOS DESASTRES DA NATUREZA

Você já deve ter ouvido falar em um terremoto que matou centenas ou até mesmo milhares de pessoas, entre elas crianças indefesas, recém nascidas, idosos, homens e mulheres, experimentando momentos de pânico, dor e sofrimento. Cidades devastadas e destruídas pela força da natureza. Sem aviso, sem misericórdia. Desastres naturais sempre ocorreram e ultimamente têm aumentado em número e violência.

A questão é: Deus está envolvido com isso?

Se recorrermos a Bíblia, encontraremos diversas vezes Deus atuando diretamente na história através da natureza. Por exemplo, no caso de Noé, quando Deus aniquilou todos os seres vivos, através de um dilúvio, com exceção de alguns que estavam na arca. (Gn 6.17) O que dizer sobre a história de Jonas? "O Senhor, porém, fez soprar um forte vento sobre o mar, e caiu uma tempestade tão violenta que o barco ameaçava arrebentar-se" (Jn 1.4) Quando os discipulos estavam no meio da tempestade, quase se afogando, Jesus depertou do sono e disse "Aquiete-se! Acalme-se!". O efeito foi imediato: "O vento se aquietou e fez-se completa bonança" (Mc 4.39).

Sem dúvida a Bíblia deixa claro que Deus está no controle da natureza quando diz: "O Senhor faz tudo que lhe agrada, nos céus e na terra, nos mares e em todas as suas profundezas. Ele traz as nuvens desde os confins da terra; envia os relâmpagos que acompanham as chuvas e faz que os vento saia dos seus depósitos". (Sl 135.6,7) Até quando o diabo age, como no caso de Jonas onde Satanás provocou relâmpagos e ventos, só aconteceu porque Deus antes permitiu dizendo: "Pois bem, tudo o que ele possui está nas suas mãos; apenas não toque nele". (Jó 1.12) Tudo está nos limites da providência de Deus. Alguém poderia então tentar amenizar dizendo: "Mas Deus permitiu". O fato de permitir não tira Deus do controle da situação, pois se ele pôde permitir então poderia também evitar.

Então qual é o aparente problema em admitir que Deus permite/causa desastres naturais?

Muitas pessoas sucumbem ao imaginar que um Deus tão bom e amoroso pode causar desastres tão horríveis e violentos onde inclusive cristãos estejam entre as vítimas. Toda essa cena parece injusta, fria, cruel e como esses não são atributos de Deus, então Ele não poderia estar envolvido nesses desastres.

Muitos tentam argumentar que Deus se fez impotente por escolha e se colocou ao lado da sua criação esperando que tudo corra bem no final. Isso certamente livraria Deus de ser associado com coisas tão negativas.

Algumas coisas que precisamos ter em mente.

Quando o homem caiu, Deus amaldiçoou não só o homem como também a terra. Graças a Deus que essa maldição será revertida. (Rm 8.19-21) Como resultado dessa maldição vemos todos os dias: maremotos, terremotos, tornados, furacões, secas e inundações.

Deus usa a natureza para expressar seus atributos e caráter. "Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos." (Sl 19.1)

A mesma chuva que rega a plantação de justos e injustos, provoca enchentes e matam. "porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos." (Mt 5.45)

Deus vê de diferentes perspectivas. Numa perspectiva macro Ele se agrada em executar todos os seus propósitos. Porém, de uma maneira micro, Ele não se agrada em ver o sofrimento da sua criação.

Então qual lição podemos extrair dos desastres naturais?

Deus pode ter diversos propósitos, um ou mais para cada situação. Alguns cujo os quais não podemos compreender agora, "Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos." (Is 55.9) Mas podemos tirar algumas lições.

1 - Deus está no controle e tem poder para livrá-lo de qualquer mal.
2 - O mesmo Deus que te deu a vida, pode tirá-la quando quiser ou poupá-la.
3 - Haverá um julgamento final.
4 - A morte física é inevitável.
5 - Precisamos urgentemente pregar o Evangelho a todas as criaturas.
6 - A terra não é o céu.

O propósito final de Deus não é nos manter vivos o maior tempo possível aqui na terra, até porque se fosse assim, ninguém morreria! Há uma vida eterna e esse deve ser nosso alvo!

Texto inspirado no livro 10 Mentira sobre Deus.

Erwin Lutzer é mestre em teologia pelo Seminário Teológico de Dallas e pastor da histórica Moody Memorial Church, em Chicado, EUA. É autor de vários livros, incluindo A serpente do paraíso, De pastor para pastor, 7 razões para confiar na Bíblia e Um minuto depois da morte, todos publicados pela Editora Vida. Reside em Chicago, com a esposa e três filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua, comente, opine, discorde, argumente!
Não sou dono da verdade, Jesus é a própria Verdade! Na maioria das vezes são textos e vídeos para reflexão. Todo o conteúdo, obrigatoriamente precisa ser firmado na Palavra. Tudo aqui é para a Honra e Glória dEle!
Deus abençoe você leitor!

ShareThis

Ratings

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails