terça-feira, outubro 26, 2010

Igreja Ambientalista, Bombeiros Paisagistas?



No último ano, tenho visto o crescimento significativo de campanhas e divulgação do papel ambientalista que a igreja deveria desempenhar no mundo. O foco tem sido a mobilização dos cristãos para defesa do meio ambiente, ou no jargão cristão: "A criação".

Muitas vezes utilizando o texto das Escrituras antes da Queda, onde Deus tem o plano que o homem "domine" sobre a criação, cristãos das mais tradicionais denominações embasam suas teses e desviam a atenção da igreja para essa missão, ao meu ver, secundária. O engraçado é que tais propagadores esquecem de citar que logo depois, o homem cai, e a terra é amaldiçoada por causa do pecado. Agora o homem teria que batalhar pra sobreviver, e se preocupar em retornar ao jardim. Isso seria um triste fim para a criação, incluindo o próprio homem, se Deus não houvesse planejado desde a eternidade um plano para reverter essa maldição, e resgatar o homem e trazer "esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção". (Rm 8.22).

Deveria então os cristãos desprezar a natureza, lançando mão da responsabilidade de mantê-la e preservá-la? Não! Longe disso. Como cidadãos do Reino temos que ser exemplo para o mundo em todas as questões. Mas visto que o próprio Senhor Jesus nos deixou uma missão bem específica, a saber, a comunicação da boa notícia ao mundo todo, não seria esse movimento dentro das igrejas um desvio de foco?

Imagine esse episódio: Uma equipe de enfermeiros entra pela porta principal de um hospital, e avistam os corredores cheios de macas, pessoas com cheiro de morte, doentes, precisando de atendimento urgente. E ao invés de correrem para o socorro dessas pessoas, desviam sua atenção para a tinta da parede que está descascando e então decidem fazer uma força tarefa para pintar toda a área. Ou talvez, imagine uma equipe de bombeiros, que depois de receber um chamado de emergência se dirige para o local da ocorrência, e ao adentrar o local e avistar a fumaça, ao invés de combater o foco do incêndio e resgatar as vítimas, começam a cortar a grana e cuidar do jardim.

Qual a diferença do que a igreja está fazendo hoje, chamando os cristãos para um movimento ambientalista? Teria a igreja fracassado em sua missão principal e frustrada tentaria uma saída para ser relevante nesses tempos modernos?

Quero acreditar que não chegamos a tal ponto. É bom refletirmos sobre o que temos ouvidos e para onde estamos caminhando.

Deus abençoe você leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua, comente, opine, discorde, argumente!
Não sou dono da verdade, Jesus é a própria Verdade! Na maioria das vezes são textos e vídeos para reflexão. Todo o conteúdo, obrigatoriamente precisa ser firmado na Palavra. Tudo aqui é para a Honra e Glória dEle!
Deus abençoe você leitor!

ShareThis

Ratings

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails