sexta-feira, dezembro 11, 2009

Rótulos causam divisão!


Certo dia, um amigo quis saber se eu acreditava em "predestinação" e "eleição", sem qualquer pretensão respondi que sim, e argumentei que eram doutrinas bíblicas. Ele, por sua vez, ficou visivelmente indignado com a resposta, então sugeri que procurasse essas palavras ao final de sua Bíblia de estudo a fim de verificar se elas realmente existiam ali, o que significavam e onde se encontravam, para que ele pudesse estudar a respeito.

O que achei "engraçado" é que esse meu amigo, que antes me considerava uma benção pra vida dele, agora, depois da nossa conversa, coincidentemente [ou não] se afastou de mim.

Em outra oportunidade me perguntaram se eu era calvinista ou arminiano, então respondi que era apenas um cristão, porém, não satisfeita, a pessoa perguntou se eu era batista ou presbiteriano - numa tentativa clara de me rotular - então respondi que preferia dizer que me considero parte da igreja de Cristo e o que me importa é fazer a vontade do Pai.

Parece mais que querem que eu faça parte de algum time ou torcida, tipo, Flamengo ou Vasco, São Paulo ou Corinthians - a rivalidade entre os times escolhidos aqui, claro, é mera coincidência.

Hoje, aprendi que rótulos causam divisão.
E se termos como “eleição” ou “livre-arbítrio” forem concebidos de alguma forma como mérito para a salvação e justificação, serão estes considerados como presunção e atalhos rápidos e seguros para a perdição.

Por isso, admitir nosso estado miserável, arrepender-nos, e confessarmos dependência exclusiva da Graça divina – favor imerecido – é o único caminho para que sejamos justificado através da fé em Cristo.

E isso sim deve bastar!

Percebi que qualquer rótulo é em vão e desprezível se não houver no nosso coração o selo do Espírito Santo. Que submeter-se à Soberania do Criador e ter consciência da responsabilidade humana é vital para a nossa fé.

Portanto, decidi que na minha vida quero apenas uma marca, a marca de Cristo!
Esta que por sua vez causou grande divisão em minha trajetória, um marco na minha história, entre o passado e o futuro, antes, morto em pecados, agora, porém, graças à misericórdia de Deus, vivo e justificado através da fé em Jesus Cristo.

Desejo então que o amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança (Gal 5.22) estejam com todos os escolhidos de Deus, pois é Ele quem os justifica (Rom 8.33).

8 comentários:

  1. Filipe, meu irmão, sei bem do que você fala.

    Comigo é assim também!
    Deus te abençoe, te acrescente sabedoria, discernimento e paz!

    ResponderExcluir
  2. O Espírito Santo que deve ser nosso rótulo, e nada mais!

    =)

    ResponderExcluir
  3. Impressionante como isto é recorrente! Otimo texto.

    ResponderExcluir
  4. Olá irmão Felipe!
    Acompanho o seu blog regularmente, aliás desde que o achei, graças a um bentido RT, li tudo o que você postou, pra ser sincero é a primeira vez que não assino em baixo sem ressalvas a algo que você tenha escrito.
    Quero deixar mais claro aqui meu posicionamento.
    Primeiro, seu amigo que deixou de conviver com você por conta de um posicionamento teológico esta totalmente errado. Ninguém deveria deixar a comunhão de irmão algum por conta de posicionamento teológico. O que eu milito pra que não aconteça é que por conta das pessoas não saberem respeitar a opinião alheia se deixe de de pensar. Veja, o problema todo não é pensar a respeito de como Deus escolheu o ser humano, o problema é que as pessoas NÃO sabem como agir perante uma discordancia!
    O cristianismo como nós o conhecemos e praticamos é fruto de um evento histórico, em minha opinião claramente guiado por Deus, em que homens começaram a pensar e discutir as escrituras sagradas. A meu ver, nós não temos o direito de suprimir a livre discussão das escrituras só porque as pessoas infantilmente não queiram mais se ver por que o irmão tem uma interpretação diferente. O que nós deviamos começar a fazer é aprender a discutir de maneira saudavel e não suprimir a discussão por que não se sabe levá-la a cabo.
    Sinceramente, eu não consigo ver como questões tais como o lívre-arbítrio ou a predestinação, ou a existência ou não do milénio não sejam importantes! A meu ver elas dizem muito a respeito do meu Deus e eu anseio por conhecer acerca dessas coisas.
    Agora imagine se eu deixa-se de ler seu blog por causa deste post!? Isso sim seria absurdo.
    Eu particularmente, depois de muito estudo e experiências com Deus como missionário, entendo que o homem tenha livre-arbítrio, porém tenho amigos pessoais que concluem de seus estudos que o homem é predestinado.
    Espero que tenha ficado claro e desde já elogio sua atitude madura e sensata.
    Abraços em Cristo!

    ResponderExcluir
  5. Raul ótima observação! Agradeço sua contribuição e encorajamento. Também defendo que discussões são saudáveis e fortalecem nossa fé quando realizadas de forma madura, como você mesmo citou. Além disso, você sabe que não só defendo, mas incetivo a discussão, o que pode ser constatado pelo título e conteúdo do blog. Todavia, acredito que aplicar o bom senso é indispensãvel em todas as ocasiões, estando atentos a condução do Espírito Santo, para que não sejam discussões vãs, meramente acadêmicas, portanto vazias, visando nossa satisfação. Por fim, que a vontade do Pai (e somente a dEle) seja cumprida em nossas vidas, porque dEle e por Ele, e para Ele são todas as coisas. Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  6. Vale de lembrete para todos nós.

    "Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.
    Do que, desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas;
    Querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam." (1 Timóteo 1.5-7)

    ResponderExcluir
  7. Aí você disse uma coisa importante, alias citou algo que diz a Escritura.
    Se o estudo não é para conhecimento do caráter do nosso Deus, para crescimento espiritual, de nada vale.
    O academicismo é o pecado da teologia.

    Ps:. Obrigado pelo comentário lá no Argumentações do Brejeiro!

    ResponderExcluir
  8. infelizmente hoje em dia
    a igreja de Cristo, a noiva
    que deveria ser uma só,
    está dividida por esses rótulos.
    as igreja não se unem
    e tem medo de perder seus membros.
    misericórdia.
    eu amo a todos , independente de placa de igreja,
    ou doutrinas e usos e costumes.
    se me perguntam de que igreja sou
    respondo que sou da IGREJA DE CRISTO.
    mas aí vem outra confusão
    por que tem uma igreja com esse nome.
    me resta dizer então que ...
    FAÇO PARTE DO CORPO DE CRISTO.

    ResponderExcluir

Contribua, comente, opine, discorde, argumente!
Não sou dono da verdade, Jesus é a própria Verdade! Na maioria das vezes são textos e vídeos para reflexão. Todo o conteúdo, obrigatoriamente precisa ser firmado na Palavra. Tudo aqui é para a Honra e Glória dEle!
Deus abençoe você leitor!

ShareThis

Ratings

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails