terça-feira, dezembro 22, 2009

Muita gente, pouco resultado!



Muita gente espera por um avivamento, uma volta ao Evangelho puro e simples, uma nova reforma, uma igreja sadia e por ai vai.

Estudando o livro de Atos fiquei impressionado logo nos primeiros capítulos com o crescimento da igreja primitiva, onde milhares de pessoas eram batizadas e se juntavam ao corpo de Cristo.

“De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas;” (Atos 2.41)

Outra coisa que me surpreende é o fato do amor sincero e sacrifical, da unidade de coração, alma e pensamento dessa multidão de gente.

“Da multidão dos que criam, era um só o coração e uma só a alma, e ninguém dizia que coisa alguma das que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.” (Atos 4.32)

Dessa tal forma que não só os líderes, ou alguns membros eram beneficiados, mas o corpo todo.

“Pois não havia entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que vendiam e o depositavam aos pés dos apóstolos. E se repartia a qualquer um que tivesse necessidade.” (Atos 4.34-35)

Voltando ao início do texto, vejo muitas pessoas ansiosas por um retorno dessa unidade, do amor genuíno, do crescimento da igreja. Parece até conto de fadas.

Porém, muitos também, com a boa intenção de ter esse ambiente fraterno e crescente, se afundam num humanismo doentio, onde a busca do amor para com o próximo sobrepõe o amor a Deus. Onde por conseqüência, reina a tolerância ao pecado, aos pensamentos e comportamentos contraditórios a verdade bíblica em prol da unidade. O Resultado? Uma igreja alegre, mas dominada pelo hedonismo, que toma o lugar do deleite em Cristo, cada vez mais indiferente com o mundo.

Então extremamente intrigado, procurei saber o “segredo” daquela época.

Onde estaria o problema da igreja contemporânea?

Encontrei algumas respostas.

1 - A verdade era pregada com intrepidez;

“anunciavam com intrepidez a palavra de Deus.” (Atos 4.31)

intrepidez (ê)
s. f.
Coragem que não hesita ante nenhum perigo.

2 – Dependiam exclusivamente de Deus;

“Agora pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falam com toda a intrepidez a tua palavra” (Atos 4.29)

3 – O povo era chamado ao arrependimento.

"Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.” (Atos 2.38)

“E com muitas outras palavras dava testemunho, e os exortava, dizendo: salvai-vos desta geração perversa.” (Atos 2.40)

A diferença é notória?

Eis a razão.

Enquanto não estivermos cheios do Espírito Santo, numa busca sem reservas pelo profundo relacionamento com Cristo, transbordando de paixão, coragem e amor pelos perdidos, ao invés do aconchegante sofá (ou púlpito) não teremos mudanças significativas.

“Mostrem-me apenas alguns desses homens e o mundo conhecerá a Cristo"

É tempo de mudar!

3 comentários:

  1. Muito bom!!!

    Glória a Deus!!! Que possamos aprender a cada dia através da Palavra sobre como devemos nos comportar como Corpo de Cristo!

    ResponderExcluir
  2. Pois é... o movimento evangélico atual em nada se parece com o que vemos em Atos (dos apóstolos?)
    Por mais que as pessoas foquem na comunhão entre os irmãos (o que era um fato), deixam de lado o que era fundamental, ou seja, Cristo e Suas palavras sempre foram a essência e o centro da igreja.
    E quando as coisas são feitas da maneira correta, é como você disse aí em cima, TODOS são beneficiados.
    O grande movimento das mega-igrejas evangélicas é puro exibicionismo de humanos controladores das mentes dos incautos, nada mais!
    O que se deixa para trás na análise da igreja primitiva é que apesar do crescimento numérico tão evidente no relato e da relação tão amorosa, inicial, logo percebe-se que infiltraram-se os lobos (e não são poucos), e começaram a querer 'implodir' a igreja. A pregação da Verdade, a mensagem correta, o apelo ao arrependimento de pecados, realmente foram importantíssimos para a sustentação da igreja.
    Caberia aqui uma sugestão ao Filipe, fazer um quadro comparativo entre a igreja primitiva e a igreja contemporânea... seria muito útil!!
    Por exemplo: em meio a perseguição, eles, da igreja primitiva, oravam pedindo mais intrepidez para pregar, hoje em dia as pessoas correm para fazer uma corrente de oração, ou campanha para se livrarem de qualquer dor de barriga!!! até porque perseguição por estar pregando a Palavra nem existe mais.
    Outro exemplo: Pedro fazia o apelo para que as pessoas se arrependessem dos seus pecados, e hoje em dia os apelos são melosidades que massageando o ego alheio transmitem a mensagem de que se você tem problemas, ou está em dificuldades, de um sinalzinho com a mão, ou venha para frente, que o Senhor quer livrar você do seu problema, ou que Deus tem um plano maravilhoso para sua vida, ou que Jesus vai te dar a vitória hoje... e blá blá blá... mas nada de dizer às pessoas que se arrependam dos seus pecados e busquem a Deus.. ihhh estamos longe, mas muito longe da igreja primitiva, e não digo isso pensando em distância temporal!!!
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. GLÓRIAS A DEUS POR ESSE TEXTO!

    Precisamos cada vez mais entrarmos na igreja com vontade de ajudar o próximo e esquecer um pouco nosso eu. Quando vemos o outro com bons olhos, ele erra e vc perdoa... ela cai e vc levanta... não podemos esquecer que, enquanto estamos na terra, estamos afastados da glória de DEUS e nosso papel é se santificar cada vez mais.

    Seja você Pastor, ovelha, missionário, levita... o amor deve ser em unidade, não existe diferença carnal! A orelha precisa da boca, do nariz e por ai vai, como já diz o apóstolo paulo.

    Que esse texto encontre mais corações!

    A PAZ!

    ResponderExcluir

Contribua, comente, opine, discorde, argumente!
Não sou dono da verdade, Jesus é a própria Verdade! Na maioria das vezes são textos e vídeos para reflexão. Todo o conteúdo, obrigatoriamente precisa ser firmado na Palavra. Tudo aqui é para a Honra e Glória dEle!
Deus abençoe você leitor!

ShareThis

Ratings

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails