quarta-feira, março 17, 2010

10 Mentiras sobre Deus - Terceira Mentira: Deus está mais tolerante do que costumava ser



TERCEIRA MENTIRA – DEUS ESTÁ MAIS TOLERANTE DO QUE COSTUMAVA SER

FICO FELIZ, POIS MAIS NINGUÉM MAIS ACREDITA NA BÍBLIA. Caso contrário, eles nos apedrejariam”. Estas foram as palavras de um ativista gay, respondendo a um cristão que estava usando a Bíblia para condenar a homossexualidade. Os argumentos do ativista eram claros: uma vez que no Antigo Testamento a pena para a homossexualidade era a morte, como você pode dizer que acredita na Bíblia? E se você não acredita nela, então não a use para argumentar contra a homossexualidade!

Como podemos responder aos que insistem que Deus é mais tolerante hoje em dia do que era nos dias do Antigo Testamento?

Voltando àquela época, vemos que a lei ditava que os homossexuais deveriam ser apedrejados até a morte, juntamente com os adúlteros, filhos que amaldiçoaram seus pais, os feiticeiros e os blasfemos. Descobri cerca de doze diferentes pecados ou transgressões que a lei judaica considerava crimes capitais nos tempos do Antigo Testamento.

Hoje, tudo mudou. Os homossexuais são convidados a vir às nossas igrejas; os pais são instruídos a amar incondicionalmente seus filhos rebeldes; adúlteros passam por sessões de aconselhamento. Sim, assassinato e incesto ainda são crimes, mas é permitidos, em todas as cidades dos Estados Unidos, que as feiticeiras enriqueçam praticando a feitiçaria.

Não ouvimos mais histórias como a de Nadabe e Abiú, feridos mortalmente por oferecerem “fogo profano”. Não lemos mais relatos de pessoas como Uzá, que tocou a arca em desobediência às instruções dadas por Deus e foi morto instantaneamente (2Sm 6.6,7). Hoje em dia, as pessoas podem ser irreverentes e blasfemadoras o quanto quiserem e, ainda assim, chegam à velhice. Conforme observou R. C. Sproul, caso as penalidades por blasfêmia presentes no Antigo Testamento estivessem em vigor ainda hoje, todos os executivos da televisão já teriam sido executados há muito tempo.

Deus está mais tolerante do que costumava ser?

Precisamos responder esta pergunta por duas razões. Primeiramente, queremos saber se temos liberdade para pecar arcando com o mínimo de conseqüências. E a segunda é que queremos saber se é mais seguro para os outros fazer coisas erradas hoje em dia.

Queremos que Deus nos ouça com tolerância; contudo, esperamos que ele não tenha esta mesma condescendência com quem nos fez algum mal.

Será que Deus amadureceu depois de ter destruído o mundo com o Dilúvio, se arrepender e ter dado o arco-íris como promessa que nunca mais repetiria aquilo? Será que o Deus do Antigo Testamento é um Deus irado enquanto o do Novo Testamento é um Deus mais amoroso e inclusivo?

Responderemos a todas essas perguntas no próximo post.

 

Erwin Lutzer é mestre em teologia pelo Seminário Teológico de Dallas e pastor da histórica Moody Memorial Church, em Chicado, EUA. É autor de vários livros, incluindo A serpente do paraíso, De pastor para pastor, 7 razões para confiar na Bíblia e Um minuto depois da morte, todos publicados pela Editora Vida. Reside em Chicago, com a esposa e três filhos.

Um comentário:

  1. Que grata surpresa encontrar meu banner neste prestigiado blog. Já estou colocando o banner daqui lá no meu blog também.

    Vamos caminhar juntos pela pureza do Evangelho da graça e do reino de Deus.

    Aproveitei para segui-lo também.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Contribua, comente, opine, discorde, argumente!
Não sou dono da verdade, Jesus é a própria Verdade! Na maioria das vezes são textos e vídeos para reflexão. Todo o conteúdo, obrigatoriamente precisa ser firmado na Palavra. Tudo aqui é para a Honra e Glória dEle!
Deus abençoe você leitor!

ShareThis

Ratings

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails