terça-feira, fevereiro 09, 2010

Soberania: Injustiça ou Esperança?


A Soberania de Deus tem sido um assunto de grande discussão ao longo da história do Cristianismo. Muitas opiniões divergem sobre como Deus age em relação à criação e a história. 
Na tentativa de explicar os desastres naturais, como o recente terremoto no Haiti, alguns apontam para uma espécie de “semi-deus” que não determina ou controla o rumo da história, antes encontra-se como um de nós, de braços atados, esperando que no final, tudo dê certo.

Outros alegam que a Soberania de Deus seria injusta, já que isso nos transformaria em robôs, por não podermos definir o rumo da história de nossas vidas.
Mas quando nos voltamos a Palavra de Deus encontramos declarações tais como:

“Tudo o que o Senhor deseja ele o faz, no céu e na terra, nos mares e em todos os abismos.” (Salmos 135.6)

“...o nosso Deus está nos céus; ele faz tudo o que lhe apraz.” (Salmos 115.3)

“Muitos são os planos no coração do homem; mas o desígnio do Senhor, esse prevalecerá.” (Proverbios 19:21)

Poderíamos citar aqui inúmeras histórias do antigo e do novo testamento que revelam a Soberania de Deus e a consumação de Seus planos, apesar da maldade, resistência e da desobediência do Seu povo.

A imutabilidade, outro atributo de Deus, garante a relevância e o significado das histórias bíblicas para o presente (Êxodo 3:14, Salmos 102.25-27, Números 23.19).

Portanto, quem não reconhece hoje a Soberania de Deus não O conhece e conseqüentemente não pode amá-Lo.
Deus está entronizado ou fora do trono. No mínimo é insano e contraditório declarar que o Deus a quem servimos e a quem submetemos o governo de nossas vidas, não pode governar por completo a Sua criação.
É Ele quem faz “nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos.” (Mateus 5.45)

Sabemos também que, os que não amam a Deus não têm a verdadeira esperança, afinal a quem irão recorrer em suas tribulações, quando essas fogem do seu alcance? (Jó 27.8-10).

Por outro lado os que amam a Deus podem ter esperança em sua Soberania, pois “sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8.28)

Foi através dessa mesma Soberania, que Deus providenciou e cumpriu Seu plano de redenção, no qual nos chama a reconhecer Sua justiça e Seu amor (Romanos 3.25) mesmo enquanto éramos seus inimigos (Romanos 5.10).

Conhecer a Deus e reconhecer Seus atributos é a maior prova de que O amamos (Mateus 22.37).


De fato, quando conhecemos a Deus, provamos Sua imutabilidade e nos rendemos a Sua Soberania, podemos dizer juntos a Habacuque.

“Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado. Todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é minha força, ele fará os meus pés como os da corça, e me fará andar sobre os meus lugares altos.” (Hab 3.17-19)

3 comentários:

  1. Nem tenho o que dizer....

    Temos que confiar em Deus, em Sua soberania, ter a Cristo como Senhor em nossas vidas, é deixá-lo ser o Senhor....
    E que Ele tenha misericórdia de todos nós.

    ResponderExcluir
  2. O ser humano às vezes se acha demais. Deus sem o ser humano permanece sendo Deus, já o ser humano sem Deus não é nada...

    Um abraço!!

    ResponderExcluir
  3. Filipe,

    Quão consoladora é a soberania divina. Creio que só quem não crê que Deus seja infinitamente bom e sábio desgosta de seu controle providencial sobre todas as coisas.

    Em Cristo,

    Clóvis
    Editor do Cinco Solas

    ResponderExcluir

Contribua, comente, opine, discorde, argumente!
Não sou dono da verdade, Jesus é a própria Verdade! Na maioria das vezes são textos e vídeos para reflexão. Todo o conteúdo, obrigatoriamente precisa ser firmado na Palavra. Tudo aqui é para a Honra e Glória dEle!
Deus abençoe você leitor!

ShareThis

Ratings

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails