sexta-feira, fevereiro 12, 2010

Qual erro é mais predominante no mundo - legalismo ou liberalismo?


Qual erro é mais predominante no mundo – legalismo ou liberalismo?

Globalmente falando, liberalismo é mais comum que legalismo. Eu digo isso porque nós somos ligados ao pecado por fazer o que nós queremos fazer. A única vez que nos tornamos legalistas é quando o desejo arraigado e egocêntrico cresce em direção as regras e a religião. Então nós dizemos, “Bem, para salvar minha pele é melhor começar a fazer isso, aquilo, ou aquilo outro.” Isso acontece quando liberalismo toma forma de legalismo, pois agora estaríamos fabricando uma forma própria de salvação.

Claro que temos muitos legalistas dentro das maiores religiões do mundo. Mas provavelmente mais comum, mais humano, é fazermos o que nos agrada da maneira que queremos. Legalistas apenas associam aquela procura pela felicidade com regras e religião, para que eles possam salvar suas próprias peles e manter Deus de fora. Mas ambos, legalismo e liberalismo são erros imensos, e os dois são predominantes.

Além disso, os dois são fatais. Eu não quero alegar que licenciosidade é o pior pecado. De fato, Jesus parecia ter as mais duras palavras aos Fariseus, e não as prostitutas. Isso acontece porque os Fariseus sabiam muito, pretendiam muito, e eram tão podres por dentro. Seu legalismo e empenho, ambos religioso e moral, não tornavam os Fariseus melhores para Jesus. Isso os tornava piores.

Paulo também fala vigorosamente contra o legalismo, não?

Sim, ele fala. Aqueles que tentam ser completos através da carne, não entendem de onde vieram, não entendem o Espírito Santo, e invalidam a cruz (Gálatas 3.3). Se tentamos começar crendo em Jesus e então seguimos para uma conservação de regras como um modo de estarmos acertados com Deus, iremos sabotar o real significado da graça e o significado da cruz. (Gálatas 5.4). Devemos ser salvos, permanecer salvos, e fazer a vontade de Deus, enquanto somos salvos, tudo pela fé. Obras nunca substituirão a fé na vida Cristã. Particularmente, nós só crescemos na nossa dependência infantil de Deus.

Texto original: desiringGod.org
Tradução: Filipe Bento
Revisão: Tatty Gentil
Revisão Final: Pr. Wilson Bento

Um comentário:

  1. Shalom!

    Uma alegria conhecer seu blog. O Eterno resplandeça o rosto Dele sobre ti.

    Medite no Sl 36.8,9

    Nele, Pr Marcelo

    Visite>> http://davarelohim.blogspot.com/

    e veja o texto:

    4 termos hebraicos relativos à natureza humana

    P.s>>> Caso vc se identifique com o blog, torne um seguidor. Será uma alegria!

    ResponderExcluir

Contribua, comente, opine, discorde, argumente!
Não sou dono da verdade, Jesus é a própria Verdade! Na maioria das vezes são textos e vídeos para reflexão. Todo o conteúdo, obrigatoriamente precisa ser firmado na Palavra. Tudo aqui é para a Honra e Glória dEle!
Deus abençoe você leitor!

ShareThis

Ratings

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails