segunda-feira, novembro 02, 2009

Nem meio Milênio depois...


Na última sexta-feira, relembramos uma data muito importante para os protestantes.

Em 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero marcou a história pregando na porta da igreja do castelo de Wittenberg, suas 95 testes.

O objetivo principal era combater a doutrina das indulgencias, da qual a Igreja Católica fazia uso para alienar e extorquir o povo.

Uma doutrina anti-bíblica e mentirosa que tentava separar o povo da Verdade, trazendo grande escravidão para aquela época.

Homens usados por Satanás, que um dia tiveram conhecimento da Verdade, haviam apostatado (abandonado a fé), distorcendo a sã doutrina e manipulando o povo, de forma que acalcassem poder político e financeiro.

Hoje, depois de 492 anos, a história parece repetir-se.

A tal “teologia” da prosperidade vem tomando conta do mundo evangélico e escravizando o povo. Homens que antes pregavam a Bíblia estão se contradizendo e tentando distorcê-la para alcançar os mesmo objetivos que os papas do passado haviam buscado incessantemente.

A igreja se tornou um ótimo negócio, como era na época de Lutero.

E o pior está acontecendo! As denominações protestantes mais conservadoras estão se perdendo em meio a esse “sucesso” e bombardeio da tal “teologia” da prosperidade.

Muitas não querem dar o braço a torcer, mas vê-se claramente que o mundanismo tem entrado sorrateiramente nas igrejas de hoje.

Não se prega mais a volta de Cristo, não se prega mais a necessidade de arrependimento, não se prega mais o novo nascimento.

Não se prega mais Cristo como centro da nossa vida!

Agora a moda é pregar as promessas e benções de Deus. Ah! E o pior que são promessas somente pra essa vida. Pro aqui e pro agora!

Assim é apelação! Quem não gostaria de ter um Cristo que desse um carro ou apartamento de frente pro mar? Quem não gostaria de um Deus que faz sua carreira disparar? Quem não gostaria de ter um Cristo que te livra de acidentes, assaltos, etc..?

Que triste!!

Triste é ver pessoas se iludirem e buscarem as bênçãos somente para essa vida, e quando tudo dá errado e a fonte de suas “alegrias” se esgota, revoltam-se com Deus ( infelizmente um Deus que provavelmente nunca conheceram).

O famoso versículo embutido no contexto da ressurreição de Cristo diz:

“Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.” 1Co 15:19

É fato! Precisamos de uma nova reforma!

Mas é ai queridos irmãos protestantes (assim como Lutero) que precisamos tomar cuidado.

Aqui estão CINCO pontos marcantes na vida de Lutero.

1 – Foco

Trabalhou arduamente para traduzir o Novo Testamento do grego para o alemão, pois sabia que a única solução capaz de libertar o povo era conhecendo a Verdade. “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8:32

Muitas pessoas gastam tempo demais observando e criticando, ao invés de investir tempo para que as pessoas possam ter contato com o verdadeiro evangelho que é “o poder de Deus para salvação". Romanos 1.16

2 – Propósito

Criticava e muito o clero e a nobreza. Sim! Lutero era ríspido e grosseiro, mas nada era jogado ao ar. Além dos debates face a face, escrevia cartas endereçadas a esses que eram alvo de suas críticas.

Hoje, muitos adotam uma postura crítica, zombam das contradições, mas não se preocupam em endereçar suas teses e seus argumentos aos seus alvos.

Há também os que justificam essa atitude usando Mateus 7.6 “Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem.”.

Porém, é importante lembrar-se de outra orientação que Cristo um pouco antes: “Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;” Mateus 5.44

3 – Dependência

Lutero sabia que não estava lutando contra homes, “mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.”. Efs 6:12

Por isso, além de utilizar toda armadura celestial, deixava ser conduzido pelo Espírito Santo “e anunciavam com ousadia a palavra de Deus. ” Atos 4.31

4 - Confiança

Ele vivia em função da Graça e da Soberania de Deus. Prova disso é que em meio a tantas perseguições, Lutero incrivelmente morreu de morte natural.

5 - Paixão

Tudo isso só seria possível, porque Lutero era movido por uma paixão incessante por Cristo proveniente da experiência maravilhosa que tivera encontrando a Verdade e prosseguindo até as últimas conseqüências para ajudar outras pessoas a terem essa mesma experiência.


Que a paz esteja com todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua, comente, opine, discorde, argumente!
Não sou dono da verdade, Jesus é a própria Verdade! Na maioria das vezes são textos e vídeos para reflexão. Todo o conteúdo, obrigatoriamente precisa ser firmado na Palavra. Tudo aqui é para a Honra e Glória dEle!
Deus abençoe você leitor!

ShareThis

Ratings

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails