segunda-feira, outubro 26, 2009

A quem você tem servido?

Servir a Deus não é o mesmo que servir a qualquer outra pessoa. Deus é extremamente zeloso de que entendamos e gozemos isso. Por exemplo, Ele nos manda: “Servi ao Senhor com alegria” (Sl 100.2). Existe uma razão para essa alegria. A razão é apresentada em Atos 17.25: “[Deus não] é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais”. Servimos a Deus com alegria porque não carregamos o fardo de satisfazer as necessidades dEle. Pelo contrário, nos regozijamos em um serviço no qual Ele satisfaz nossas necessidades.


O salmista compara este servir com a dependência de um servo para com o seu gracioso senhor: “Como os olhos dos servos estão fitos nas mãos dos seus senhores, e os olhos da serva, na mão da sua senhora, assim os nossos olhos estão fitos no SENHOR, nosso Deus, até que se compadeça de nós” (Sl 123.2). Servir a Deus sempre implica receber a graça de Deus.

Em 2 Crônicas 12, encontramos uma história que revela quão zeloso Deus se mostra em que recebamos graça e nos gloriemos nela. Roboão, o filho de Salomão, que governava no reino do Sul, depois da revolta das dez tribos, “deixou a lei do SENHOR” (v. 1). Escolheu não servir ao Senhor e prestar serviço a outros deuses e a outros reinos. Como julgamento, Deus enviou Sisaque, rei do Egito, contra Roboão, com mil e duzentos carros e sessenta mil cavaleiros (v. 3).

Em sua misericórdia, Deus enviou o profeta Semaías com esta mensagem: “Assim diz o SENHOR: Vós me deixastes a mim, pelo que eu também voz deixei em poder de Sisaque” (v. 5). O resultado feliz desta mensagem foi que Roboão e seus príncipes se humilharam, em arrependimento, e disseram: “O SENHOR é justo” (v. 6).

Quando viu que eles se humilharam, o SENHOR disse: “Humilharam-se, não os destruirei; antes, em breve lhes darei socorro, para que o meu furor não se derrame sobre Jerusalém, por intermédio de Sisaque” (v. 7). E, como disciplina para eles, o Senhor acrescentou: “Serão seus servos, para que conheçam a diferença entre a minha servidão e a servidão dos reinos da terra” (v. 8).

E assim aconteceu. Deus é zeloso de que conheçamos a diferença entre o servir a Ele e o servir a qualquer outra pessoa. A lição que Roboão e seus príncipes tiveram de aprender foi a de que servir a Deus é uma realização alegre ou, como Jesus disse, um fardo leve e jugo suave (Mt 11.30). Disto podemos aprender, como afirmou Jeremy Taylor, que Deus ameaça coisas terríveis, se não queremos ser felizes. Foi isso que Moisés disse em Deuteronômio 28.47-48: “Porquanto não serviste ao SENHOR, teu Deus, com alegria e bondade de coração... servirás aos inimigos que o SENHOR enviará contra ti”.

A verdade é clara: servir a Deus é receber, é ser abençoado, é ter gozo e benefício. Essa é a razão por que sou tão zeloso em dizer que, em nossa igreja, a adoração aos domingos e a adoração por meio da obediência diária não são um dar pra Deus, e sim um receber de Deus.

Acautele-se de servir a Deus de um modo que O torna parecido com os deuses das nações. Que todo o nosso servir seja realizado na força que Ele supre (1 Pe 4.11)



Trecho extraído do livro “UMA VIDA VOLTADA PARA DEUS” do Pr. John Piper.

2 comentários:

  1. "...a adoração aos domingos e a adoração por meio da obediência diária não são um dar pra Deus, e sim um receber de Deus." =)

    Ainda não vi esse livro! Você tem ele, ou baixou?

    ResponderExcluir
  2. Matheus Amorim

    Muitas pessoas pensam que servir a Deus é uma espécie de hobbie ou um serviço extra. Mas assim como Paulo se declara escravo de cristo em sua apresentação em Rm 1:1 quando ele utiliza a palavra doulos, nós devemos seguir o mesmo.
    Elas têm servido ao Senhor até quando lhe convêm, porém Rm 6:15-23 ressalta bastante que antes nós éramos escravos do pecado, mas agora graças a liberdade que nos foi dada pela crucificação de Cristo devemos nos entregar como escravos de Deus, e que uma vida inteiramente dedicada à Ele nos dá a vida eterna, e uma vida em escravidão do pecado nos traz como salário a morte.

    ResponderExcluir

Contribua, comente, opine, discorde, argumente!
Não sou dono da verdade, Jesus é a própria Verdade! Na maioria das vezes são textos e vídeos para reflexão. Todo o conteúdo, obrigatoriamente precisa ser firmado na Palavra. Tudo aqui é para a Honra e Glória dEle!
Deus abençoe você leitor!

ShareThis

Ratings

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails