sexta-feira, agosto 14, 2009

A Suficiência das Escrituras

Bom, esse primeiro Post vem a calhar nessa época em que estamos vivendo, onde existe, segundo um certo pregador, "a total ignorância do evangelho de Jesus Cristo" e óbvio que também da Bíblia. Não preciso nem citar aqui os perigos causados por essa ignorância.

Estamos falando da suficiência das Escrituras. Hoje, recorremos a diversos livros "gospel" antes mesmo de estudarmos a Bíblia. Utilizamos outros livros como base nas EBDs, o que deveria significar "Escola Bíblica Dominical" e até ouvimos dizer que "Tudo que está na Bíblia é verdade, mas nem toda a verdade está na Bíblia".

Levando em consideração a seguinte passagem encontrada em II Timóteo 3.16-17: "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir (repreender), para corrigir, para instruir na justiça. Para que o homem seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda obra".

A Bíblia é suficiente para a vida do crente ou precisamos buscar outros livros?

Abraço a todos! Fiquem com Deus!

6 comentários:

  1. primeiro comentariooooo!!!!!
    (sem argumentos bíblicos...)

    ResponderExcluir
  2. terceiro comentário, tb sem argumentos bíblicos! Gostei da iniciativa e concordo, em parte. Acho sim, que os livros não podem e nem devem substituir as escrituras, mas em muitos momentos na minha vida, alguns me ajudaram a buscar mais a Palavra (tô falando de livros de estudo). Os outros devem ser auxiliares, mas nunca substitutos. Só a Palavra em sí é viva e eficaz!!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a rafinha :)
    beijinhus

    ResponderExcluir
  4. Certamente o problema está no significado ou na profundidade do termo "suficiência".

    Salmo 119:105 diz: "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho".

    Col 3:16 diz: "A palavra de Cristo habite em vós ricamente,..."

    Precisa dizer mais alguma coisa?

    A preocupação com o comentário da Rafinha é se temos capacidade para escolher livros auxiliares, que realmente nos ajudem a compreender a Biblia, sendo que a maioria do que se publica hoje em dia é puro lixo, e com interpretações tendenciosas e na maioria dos casos são livros que defendem idéias pessoais que desmentem a Biblia completamente.

    Pergunta: Nossos pastores têm nos orientado para que leiamos livros bons? Eles lêem livros bons? A Biblia para eles é suficiente??

    Resumo: "O mundo jaz no maligno".

    ResponderExcluir
  5. Realmente isso é algo complicado. Creio que devemos apenas confiar na Palavra e só. O homem é enganoso tendo ou não, intenção de ser. Até em minha própria Igreja: todo culto eu SEMPRE estou com minha Bíblia e SEMPRE checo tudo o que o pastor fala. Não que eu não confie no meu Pastor, não é isso. Creio que minha Igreja não distorce a Palavra do Senhor. Mas eu acho que é importante termos esse costume de estar sempre checando informações ditas pelo homem. Precisamos ter um filtro (que é a própria Bíblia) para filtrar toda e qualquer palavra que não seja A Palavra.

    Quanto aos livros usados para discipulados, EBD, etc, também devemos ter cautela. Eu não vou deixar de ler outros livros, mas vou procurar ficar atenta e checar todo e qualquer versículo mencionado neles.

    Não tenho a Bíblia agora comigo para citar versículos relacionados...

    ResponderExcluir

Contribua, comente, opine, discorde, argumente!
Não sou dono da verdade, Jesus é a própria Verdade! Na maioria das vezes são textos e vídeos para reflexão. Todo o conteúdo, obrigatoriamente precisa ser firmado na Palavra. Tudo aqui é para a Honra e Glória dEle!
Deus abençoe você leitor!

ShareThis

Ratings

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails