Certa vez, ouvi um pregador dizer o seguinte: “Falta regeneração nos crentes de hoje”. Fiquei intrigado com tal afirmação, mas posso imaginar o motivo deste “desabafo”.
Ouço freqüentemente dentro das igrejas: “Crente não tem que ser ‘estranho’. Crente é normal”.
Afinal ser “estranho” significa não ser aceito em qualquer lugar ou até correr o risco de ser rejeitado, mal compreendido.
Muitos justificam: “E Deus não quer isso. Não quer que sejamos rejeitados. Ele nos criou pra viver em paz com todo mundo. Como vamos atrair as pessoas para ouvirem falar de Deus?”
Vamos conferir se esse pensamento está de acordo com as Escrituras.
“Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” Tiago 4.4
Isso pode indicar a tal “falta de regeneração”?
Vamos entender o que significa “regeneração”. No dicionário podemos encontrar a seguinte definição:
regeneração
s. f.
1. Acto! ou efeito de regenerar.
2. Restabelecimento do que estava destruído.
E regenerar?
regenerar
v. tr.
1. Dar nova existência a.
2. Melhorar; restaurar; corrigir; revivificar.
v. pron.
3. Formar-se de novo; revivificar-se; emendar-se.
E o que a Bíblia diz?
Quando Jesus fala sobre o novo nascimento, esse assunto gera grande dúvida num Mestre em Israel, chamado Nicodemos e este o pergunta: “Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo. “ João 3.4-7
Se regenerar significa “formar-se de novo”, podemos entender que é essa a mesma mensagem que Jesus quer passar quando disse: “Necessário vos é nascer de novo”. Não é?
Com isso, podemos concluir que só pode haver regeneração se há um novo nascimento.
E se o novo nascimento só se dá com a “água e o Espírito”, será que não é isso que está faltando para que haja a tal “regeneração”? Pessoas podem ser completamente transformadas apenas com boa vontade? Será que a obra do Espírito é um “processo tão longo e demorado”?
“..nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo..” Tito 3.5
“E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12.2
Que Deus abençoe a todos vocês.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTotalmente correto o pensamento do texto.
ResponderExcluirA falsa doutrina de que o crente tem que se enturmar com o mundo é diabólica e anti-biblica. Nós somos chamados para proclamar as boas novas, ou seja a mensagem do evangelho, isso inclui pregarmos o arrependimento de pecados. Imagina falar para um camarada aí fora que ele TEM PECADOS e que precisa se ARREPENDER.
Se ele continuar sorrindo para voce é doido, ele vai querer arrebentar a sua cara, vai partir pra cima....
O problema é que Jesus disse que bem-aventurados sao aqueles que sao perseguidos, injuriados, etc etc...
Crente de bem com o mundo é falso cristão!!!
É nao regenerado, precisa se arrepender do seu pecado de amar mais o mundo do que o Senhor Deus.