terça-feira, julho 06, 2010

Oração e Predestinação (John Piper)


Um diálogo entre aquele que ora e aquele que não ora.

Aquele que não ora: Entendo que você crê na providência de Deus. Estou certo?

Aquele que ora: Sim.

Aquele que não ora: Isso significa que você crê, como declara o Catecismo de Heidelberg, que nada acontece por acaso, mas tão somente pelo desígnio e plano de Deus?

Aquele que ora: Sim, creio que a Bíblia ensina isso. Jó orou: "Nenhum dos seus planos pode ser frustrado" (Jó 42.2). Existem vários textos como este.

Aquele que não ora: Então, por que você ora?


Aquele que ora: Não vejo problema. Por que não devemos orar?


Aquele que não ora: Bem, se Deus ordena e controla tudo, o que Ele planejou no passado acontecerá, certo?


Aquele que ora: Sim.

Aquele que não ora: Logo, isso acontecerá. quer você ore, quer não. Correto?


Aquele que ora: Depende de haver Deus determinado que isso aconteça em resposta à oração. Se Deus predestinou que algo aconteça em resposta à oração, isso não acontecerá sem oração.

Aquele que não ora: Espere um minuto, isto é confuso. Você está dizendo que toda resposta à oração é predeterminada?

Aquele que ora: Sim, é. É predeterminada como resposta à oração.

Aquele que não ora: Isso significa que, se a oração não for apresentada a Deus, a resposta deixará de acontecer?


Aquele que ora: Isso é correto.

Aquele que não ora: Assim, o acontecimento é contingente à nossa oeração para que se realize?

Aquele que ora: Sim. Entendo que, por contingente, você está dizendo que a oração é o verdadeiro motivo por que a resposta acontece e que sem a oração a resposta não aconteceria.

Aquele que não ora: Sim, é isso que estou dizendo. Mas, como pode uma resposta ser contingente à minha oração e ainda estar eternamente determinada e predestinada por Deus?


Aquele que ora: Porque a sua oração é tão predeterminada como a resposta.

Aquele que não ora: Explique.

Aquele que ora: Não é complicado. Deus ordenou providencialmente todos os acontecimentos. Ele nunca ordena um acontecimento sem uma causa. A causa é também um acontecimento. Por isso, a causa é ordenada de antemão. Consequentemente, você não pode dizer que o acontecimento se realizará, se a causa não acontecer, por Deus ordenou as coisas de modo contrário. O acontecimento se realiza, se a causa acontece.

Aquele que não ora: Você está dizendo que respostas à oração são sempre ordenadas como efeitos da oração, que é uma das causas, e que Deus predestinou a resposta somente como um efeito da causa.


Aquele que ora: Isso está correto. Viesto que tanto a causa como o efeito são ambos ordenados ao mesmo tempo, você pode dizer que o efeito acontecerá, ainda que não haja a causa, porque Deus não ordenou efeitos sem causa.

Aquele que não ora: Pode me dar alguns exemplos?

Aquele que ora: Com certeza. Se Deus predestinou que eu morra com um tiro de revólver, eu não morrerei se nenhuma bala for disparada. Se Deus predestinou que eu seja curado por meio de uma cirurgia, e eu não me submeto a tal tratamento, não serei curado. Se Deus predestinou que o fogo consuma a minha casa, por meio de um incêncio, se não há nenhum fogo, não há incêndio. Você diria: "Se Deus predestinou que o sol seja brilhante, ele será brilhante, quer haja fogo no sol, quer não"?

Aquele que não ora: Não.


Aquele que ora: Concordo. Por que não?

Aquele que não ora: Por que o brilho do sol resulta do fogo.

Aquele que ora: Certo! Isto é o que eu penso sobre as respostas à oração. Elas são o brilho, e a oração, é o fogo. Deus estabeleceu o universo de modo que, em grande medida, ele seja regido pela oração, da mesma maneira como estabeleceu o brilho de modo que , em grande medida, ele aconteça por meio do fogo. Isso não é lógico?

Aquele que não ora: Creio que sim.


Aquele que ora: Então, deixemos de argumentar sobre problemas, e prossigamos com o que as Escrituras dizem: "Pedi e recebereis" (Jo 16.24); e "Nada tendes, porque não pedis" (Tg 4.2).

Trecho extraído do livro UMA VIDA VOLTADA PARA DEUS de John Piper.

5 comentários:

  1. Muito bom diálogo. Estar alinhado com a vontade de Deus é ter a certeza de que as orações serão atendidas. Persistir na oração (como a viuva em seu pedido ao juiz iníquo) é estar certo que Deus atenderá. Deus tem prazer em atender a oração do justo porque este entende que tudo o que ele é, tudo o que tem e tudo o que almeja visa a glória de Deus. Nada é para si, mas tudo para a glória de Deus.

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  2. Muito bom diálogo. Estar alinhado com a vontade de Deus é ter a certeza de que as orações serão atendidas. Persistir na oração (como a viuva em seu pedido ao juiz iníquo) é estar certo que Deus atenderá. Deus tem prazer em atender a oração do justo porque este entende que tudo o que ele é, tudo o que tem e tudo o que almeja visa a glória de Deus. Nada é para si, mas tudo para a glória de Deus.

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  3. Muito bom diálogo. Estar alinhado com a vontade de Deus é ter a certeza de que as orações serão atendidas. Persistir na oração (como a viuva em seu pedido ao juiz iníquo) é estar certo que Deus atenderá. Deus tem prazer em atender a oração do justo porque este entende que tudo o que ele é, tudo o que tem e tudo o que almeja visa a glória de Deus. Nada é para si, mas tudo para a glória de Deus.

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  4. Muito bom diálogo. Estar alinhado com a vontade de Deus é ter a certeza de que as orações serão atendidas. Persistir na oração (como a viuva em seu pedido ao juiz iníquo) é estar certo que Deus atenderá. Deus tem prazer em atender a oração do justo porque este entende que tudo o que ele é, tudo o que tem e tudo o que almeja visa a glória de Deus. Nada é para si, mas tudo para a glória de Deus.

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  5. Muito bom diálogo. Estar alinhado com a vontade de Deus é ter a certeza de que as orações serão atendidas. Persistir na oração (como a viuva em seu pedido ao juiz iníquo) é estar certo que Deus atenderá. Deus tem prazer em atender a oração do justo porque este entende que tudo o que ele é, tudo o que tem e tudo o que almeja visa a glória de Deus. Nada é para si, mas tudo para a glória de Deus.

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